sábado, 11 de fevereiro de 2012

                Eae Galerinha, tudo bem com vcs?...aqui bem, mas infelizmente não queria dedicar esse post do jeito que vou ter que dedicar! É claro que vcs sabem que hj Cliff Burton, ex-baixista do Metallica faria 50 anos...pois é...então para homenagear esse cara que tinha um talento grandioso, resolvi dedicar esse post somente a ele! 



 Iria colocar uma foto normal, mas gostei desse desenho...
 Clifford Lee "Cliff" Burton, foi um baixista americano que ficou conhecido por seu trabalho na banda de heavy metal "Metallica", de 1982  1986. Cliff foi conhecido por seu estilo que fazia uso de distorções e outros efeitos no baixo, muito usados em 
guitarras. 

A influência inicial de Cliff serviu muito para a criação do estilo musical do Metallica, JUntou-se a banda em 1982 e participou de seu álbum de estreia, Kill "Em All, que já continha canções escritas antes dele chegar! A Influencia de Cliff nas composições são notadas no álbum seguinte, Ride the Lightning. Seu último álbum, Master of Puppets, foi sucesso comercial e de critica!

10 de fevereiro de 1962 na cidade de Castro Valley, CA, EUA filho de Jan e Ray Burton. O interesse por música teve inicio quando seu pai lhe mostrou o Jazz, e ele começou a ter aulas de teclado!

Cliff começou a tocar baixo aos 13 anos, após a morte de seu irmão Scott. Seus pais disseram que Cliff lhe tinham dito que seria o melhor baixista por seu irmão, chegava a praticar cerca de 6 horas por dia!

Os membros da banda tiravam a sorte em cartas todas as noites para que um deles
 dormisse no beliche de cima, mais confortavel! Na noite de 27 de setembro de 1986, Cliff ganhou nas cartas com um ás de espadas. O jogo foi a última conversa de Cliff!

Cliff estava dormindo quando, segundo o motrista, o ônibus da banda derrapou no gelo acumulado na pista e capotou na grama! Cliff, no beliche de cima, foi jogado para fora do ônibus, que ao capotar caiu em cima dele, mantendo-o um pedaço do ônibus que o estava suspendendo parcialmente ainda cedeu, fazendo com que o ônibus se movesse em cima do corpo de Cliff novamente!

Cliff citava baixistas como Geezer Butler, Phil Lynott, Geddy Lee entre outros...E tbm citou guitarristas como Rittchie Blackmore, Ulrich Roth, Jimi Hendrix e outros como influencia.


James Hetfield admitiu que a influencia de Cliff foi responsável pela imagem e músicas iniciais do Metallica. Um pianista clássico, Cliff fez uso de seu conhecimento teórico nas composições da banda, tanto no baixo quanto ensinando a Hetfield teoria e harmonia. James disse que "sem Cliff, eles não estariam onde estão hj"


Após a morte de Cliff Burton, o Metallica lançou lançou um documentário Tributo à Cliff "Em All, retrospectiva em vídeo na época em que Cliff esteve na banda. O Metallica algumas vezes toca a parte intermedíaria de "To Live Is to Die" em um andamento mais lento, em tributo a Cliff. Cliff foi quem escreveu a única estrofe da canção em que James Hetfield optou por citar ao invés de cantar, que em português significa:


"Quando um homem mente, ele mata uma parte do mundo
Estas são as pálidas mortes as quais os homens as chamam de suas vidas
Tudo isso eu posso aguentar er por muito tempo
Não POderia o Reino da salvação me levar para casa?"


A última frase "Cannot the Kingdom of Salvation take me home" foi escrita na lápide de Cliff Burton


O tributo mais conhecido a Cliff, fora do Metallica, é a canção "In My Darkest Hour" do Megadeth. De acordo com Dave Mustaine, após saber da morte de Cliff, ele sentou e escreveu a musica inteira de uma vez só.


Bom galera, acho que falei bastante não é msm?...espero que tenham curtido! E para não perder um costume..vou colocar um video aqui mostrando vários solos desse baixista realmente fera!





Bom galera é isso, espero que tenham gostado, Fiquem com Deus e até o próximo post!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário